segunda-feira, 6 de junho de 2011

E aí, Brasil?

Bom pessoal, o post de hoje é de um assunto bem sério.
Acredito que todos já tenham pelo menos visto 
nos jornais a discussão sobre 
o Novo Código Florestal e 
a contrução da Hidrelétrica de
Belo Monte, não é mesmo?

Então, recebi um e-mail ontem falando 
justamente sobre isso.
Senti a revolta em cada linha escrita. 
Assim como senti a minha
própria revolta por fazer parte dos 
que se calam diante disso.

Por isso resolvi trazer para vocês o texto do e-mail.



Denise, Recife (PE)

Olá!
Em primeiro lugar: desculpem-me aqueles que não moram em Recife, mas talvez a mensagem também sirva pra vocês pensarem ou discutirem o assunto por aí.
Aqui em Recife houve ontem (05) uma manifestação contra o Novo Código Florestal e a Hidrelétrica de Belo Monte. Porque no Brasil, como sempre, o que vale não é a vontade da sociedade, do povo. O que manda nesse país é o poder, é o capital, é a lei da força e da imposição.
Quero saber, com isso: quem está disposto a sair às ruas e protestar contra essa lógica do poder? Quem tem coragem pra expor a cara e o corpo à injustiça ambiental, social e econômica? Quem pode deixar o conforto do seu lar, do seu sofá e do seu umbigo para ir às ruas e pedir por um pouco de sanidade para essa psicopatia que assola nosso país?
Eu sei que não é fácil. Eu sei porque, muitas vezes, também me sinto prostrada. Também acho que não tem jeito. Também me falta esperança e também me falta otimismo.
Mas se todo mundo pensar assim... O Brasil vai sair dessa situação? A gente vai simplesmente entregar o país de bandeja para os poderosos? Para quem não se importa nem um pouco com o que acontece às cidadãs e cidadãos dessa nação? País esse que foi construído sobre sangue e suor de muitos grupos e etnias e ainda hoje lhes é negado o mínimo de dignidade...
Já não está na hora de dizermos que basta? Que não vamos mais aturar, suportar, tolerar esses abusos?
Estou escrevendo como cidadã, como bióloga e como ser humano que não quer mais o caminho fácil. Eu não quero mais ter que me calar. Eu não quero ficar em casa, esperando que as coisas se resolvam por si só.
Vamos em frente ou continuaremos parados?
Gostaria de solicitar, especialmente aos grupos já organizados que façam contato com quem não faz parte do coletivo. Greenpeace, Gampe, grupos de Proteção aos Animais, ambientalistas, acadêmicos, civis...
Vamos fazer uma manifestação para que quem está no poder para de achar que somos complacentes com tudo. Vamos às ruas. Vamos usar nosso direito! Vamos exigir!
Reflitam, ao menos.
É isso,
Denise.
____

Bom, ao compartilhar isso, espero que todos nós comecemos a tomar consciência. 
Mais consciência de nossos atos.

Abraços!

Clarissa B.

3 comentários:

  1. Também estou MUITO indignada com isso. Lembro bem quando nosso 'excelentíssimo' ex-presidente disse que ia 'enfiar Belo Monte goela adentro'. Me dói ver q realmente vai acontecer, sobretudo depois que pude ter a honra de cobrir um Encontro de Ictiologia onde pude saber com mais detalhes sobre os impactos ambientais naquela região. Vamos lutar, protestar, grevar, oq for, mas não podemos ficar de braços cruzados! Tô nessa tbm!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clarissa!

    De jeito nenhum que me importo. Eu fico feliz que você também esteja nessa luta. Poxa, prima, é tanta coisa acontecendo no mundo, né? Olha só, se precisar também estou por aqui. Vou pra um evento na sexta-feira sobre Meio Ambiente e vou expor minha indignação para ver se alguém se junta nessa também. Vamos plantando as sementes...
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Temos que por nossa massa crítica a serviço da comunidade. Discutir por que nós que produzimos os produtos e processos temos o direito de construir nossa história com nossas próprias mãos. Nossa força de trabalho não pode servir para encher de dinheiro os bolsos de uns pouquíssimos. Conscientes disso, podemos acelerar, agora, a construção de um mundo melhor.

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Related Posts with Thumbnails