sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Ah, menino, tu não quer estudar não????


Então vai virar jornalista!"
[Foi isso que ouvi ontem, na faculdade...]

Alguém um dia me disse que não precisava muito pra ser jornalista. "Só tem que gostar de ler e saber escrever". E eu, com um pai jornalista, me perguntava (e perguntava dele também) se só era preciso isso. "Quando você crescer mais você vai entender melhor."

Eu cresci.

E optei pelo jornalismo porque, apesar de tímida, sempre defendi que nós temos que ajudar a população, esclarecendo os fatos, divulgando as verdades que ninguém mais tem coragem de contar.

Não sei se meu faro é tão bom quanto deveria ser, mas sei que amo essa profissão.

É lógico que quando assisti ao jornal nesse último dia 17 fiquei em estado de choque.
Como assim não precisa mais de diploma para exercer a profissão?
Foi na faculdade que eu pude enfim entender como funciona o jornalismo. Que não basta gostar de ler, nem saber escrever, pois tudo isso muda dia após dia. Que eu não poderia de forma alguma continuar sendo aquela menina tímida do passado. Que eu tenho que saber respeitar os entrevistados, saber lidar com as pessoas dos mais diferentes níveis sociais e ainda por cima engolir sapos e ver a porta sendo batida na minha cara. Mas continuar de cabeça erguida e fazer das tripas coração para escrever uma matéria boa com o mínimo de material que conseguir.

Por mais que se seja extrovertido e tenha "amigos" influentes, nada disso adianta se você não tem uma boa formação acadêmica. É na faculdade que nós podemos errar.
Quando se entra no mercado de trabalho o que esperam de nós é que sejamos verdadeiras máquinas, que apure a notícia e publique corretamente. Sim, nós somos tão explorados quanto em qualquer outra profissão.

Ossos do ofício.

Mas daí a dizer que não precisamos de diploma?
Tudo o que eu aprendi em 4 anos de faculdade tenho certeza que aprenderia batendo muito a cabeça em sei lá quantos anos.

Temos que lutar por nossos direitos. Jornalistas precisam de uma formação acadêmica sim, onde aprendem a ética do trabalho e se comprometem com a sociedade, pois nosso trabalho tem uma séria consequencia: NÓS SOMOS OS RESPONSÁVEIS POR FORMAR A OPINIÃO DOS CIDADÃOS.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ler:

Guardem bem esses nomes: Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. Esses foram os sábios ignorantes que, ao lado de Gilmar Mendes, decidiram pelo fim da exigência do diploma para exercício de Jornalismo. Este último, por sinal, foi o autor do argumento mais absurdo de que este Blog do Bentes teve conhecimento (se alguém souber de outra, favor avisar).
No portal G1: “Ele (Gilmar Mendes) comparou ainda a profissão de jornalista com a de chefe de cozinha. ‘Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área’, comparou.‘O Poder Público não pode restringir, dessa forma, a liberdade profissional no âmbito da culinária. Disso ninguém tem dúvida, o que não afasta a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão, com riscos eventualmente até à saúde e à vida dos consumidores’, acrescentou Mendes, que disse acreditar que a decisão desta quarta não vai contribuir para o fechamento de faculdades de comunicação social.”Jornalistas como chefes de cozinha? Ora, nada contra esses profissionais (formados ou não), mas a comparação dúbia e completamente fora de contexto serve apenas por desrespeitar os Jornalistas e prova, de uma vez por todas, que há uma nuvem de ignorância que reina por aquelas bandas. Ou haveria outros fatores ocultos que fogem de nosso conhecimento?
A única voz destoante entre a sapiente manada de “magistrados” foi a do ministro Marco Aurélio Mello, que disse, segundo o mesmo portal G1, “que qualquer profissão é passível de erro, mas que o exercício do jornalismo implica uma ‘salvaguarda’. ‘Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize sua atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral’, argumentou Mello.”
Resposta
Mas Mendes e sua trupe não perdem por esperar. Em breve este Blog do Bentes vai lançar uma campanha nos mesmíssimos moldes das tão brilhantes e inteligentes palavras de Mendes, só para que provem do seu próprio veneno “magistrado”. "
Que políticos e jornalistas não tem uma relação saudável todos já sabem, mas, como diria a senhora minha mãe, "essa foi pra acabar"!!!
E é só a ponta do iceberg...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Twilight Saga

*¬*
siiiiiiiiiiiiiiiiiim!
eu babo por essa série!

não é só porque está na "moda", não, veio bem antes disso.
Assim como com Naruto eu tive contato com a série pouco antes de ser um sucesso mundial.
No caso de Naruto, um colega meu (pessoa que não quer me ver nem pintada de ouro), levou o dvd do primeiro filme pra mim assistir lá onde eu morava e o resultado: NARUTO ONI-CHAAAAAAAAAAANNNNNNNNN, AI SHITERUUUUUUUUUUUU!!!
~irmãozão Naruto, te amo~
e foi assim.
Com Twilight, ou Crepúsculo aqui no Brasil, foi quase a mesma coisa.
Uma amiga minha que eu amo de paixão (SAUDADE CRIS!) me falou sobre um livro de vampiros (ela sabe que eu amo essas coisas) que eu tinha que ler de qualquer jeito!
Eu já até tinha visto o tal livro nas livrarias, mas com o preço lá nas alturas sempre desistia de comprar...^^

maaaaas, de tanto ela me contar sobre o livro, eu não resisti!
e como todo rato de livraria acabei comprando o livro.
*¬*
babinha de novo
assim que começei a ler não consegui mais parar!
o modo como a estória foi escrita é mais que cativante, é intrigante. mesmo sendo escrito de forma tão simples, acabou me prendendo, e só para os desavisados ficarem sabendo, não é qualquer livro que prende minha atenção.

mais ou menos um mês depois, essa minha amiga me conta a coisa mais "tudo":
"VAI VIRAR FILME!!!!!"




AAAAAAAAAAAAAAAAAAH!




legal.





Não achei que fossem conseguir passar os mesmos sentimentos do livro, mas Catherine (a diretora) conseguiu. OBRIGADA!!! THANK'S CATH!
Também não achava que a autora, Stephenie Meyer, fosse conseguir levar a mesma linguagem nas sequências... mas, olha, ela conseguiu sim. de novo e de novo.
Em Lua Nova e Eclipse ela mostra que talento é um dom. >__<
e eu, uma reles mortal estou aqui ansiosamente esperando por:
1.O lançamento de Amanhecer dia 26/06
(4° livro da série)
2.O dvd de Crepúsculo (MEU DEUS! Ficou mais de 3 meses nos cinemas!)
3. Lua Nova, o filme
(tá, é só em Novembro, mas não dá para conter...)








Os atores: espero que continuem o trabalho magnífico do primeiro filme, afinal, Kristen e Robert, mesmo que muitos não concordem, se dedicaram muito e ficaram ótimos nos papéis de Bella e Edward. E claro, Taylor que interpreta Jacob, boa sorte pra você, pois agora o seu papel é mais que fundamental!
O diretor: o novo diretor, GOOD LUCK!
A autora: I LOVE YOU STEPH!
Quer saber bem mais que isso? Visite o site oficial da autora!
(está em inglês)



Se você não gosta da série, por favor, respeite a minha preferência!




Related Posts with Thumbnails