Oi, gente.
Havia dito anteriormente que só iria começar a postar no domingo, mas tive que abrir uma excessão hoje.
Como a maioria (se não todos) já sabe, um dos maiores romancistas do mundo, José Saramago, morreu hoje.
Poucos devem saber, mas faço uma ponta em um programa de rádio aqui em Manaus, o Saber Viver da Rádio Riomar. Sou responsável pelo quadro "Dicas de leitura"(pelo menos desse primeiro semestre...).
O mais incrível é que eu tinha decidido fazer alguma resenha rápida sobre ele e um dos livros que eu mais gosto, Ensaio sobre a cegueira, para a próxima segunda, mas como a rádio é católica, preferi procurar por outros livros... E vocês vejam como são as coisas.
Estava na taberna aqui perto de casa (nem perguntem...) e estava na hora do jornal (quase meio-dia) e foi quando fiquei sabendo. Fiquei apleutica! Sabe, sem saber o que estava fazendo ou onde estava...? Pois é.
Choquei.
Por isso, uma bookgeek que nem eu não poderia deixar isso passar em branco de forma alguma.
E para os que não conheceram o trabalho deste magnífico e polêmico autor, deixo aqui um resumo de informações sobre ele.
José de Souza Saramago nasceu em Azinhaga, Golegã(Portugal), no dia 16 de novembro de 1922 e foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Por seu trabalho como romancista recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Seu livro Ensaio sobre a cegueira foi adaptado para o cinema em 2008, sob a direção de Fernando Meirelles (Cidade de Deus).
Conhecido por seu ateísmo, sempre esteve envolvido em polêmicas referente ao tema religião.Também é muito conhecido pela forma diferente de escrita, sempre com parágrafos longos e quase nenhuma pontuação, com o diálogo dos personagens sempre embutidos no meio da confusão incrível que é o texto desse autor.
O livro mais recente, Caim, foi publicado em 2009, e como o esperado de Saramago, trouxe aos seus fãs mais uma obra irreverente e inteligente, e também desafiadora.
Teve muitos romances, contos, poemas e crônicas, além de muitas outras obras publicadas e muito discutidas.
Morreu no dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos, onde morava, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias(Espanha).
Se vocês quiserem mais informações tanto sobre o autor quanto sobre sua morte, visitem os mais famosos sites como Google, Wikipedia, MSN Notícias, G1, R7, D24am ou a página oficial: http://www.josesaramago.org/
Um beijo tristinho à todos!
Cla B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem-vindo!